O Projeto ChaVANT consiste na construção de um piloto automático para o Projeto VANT. Também é o Projeto Final de Conclusão (PFC) do autor, como requisito para graduação em Engenharia Eletrônica, pelo Instituto Militar de Engenharia.
Para a construção de um piloto automático, é necessário desenvolver diversas tecnologias e componentes:
- Plataforma de aquisição de medidas de sensores inerciais (UMI, de Unidade de Medida Inercial, ou IMU, de Inertial Measurement Unit).
- Processamento dos dados adquiridos para indicar a orientação da plataforma (AHRS, de Attitude and Heading Reference Systems, ou Sistema de Referência de Atitude e Rumo).
- Sistema para navegação inercial completa, que inclui a utilização de técnicas como Dead Reckoning e pode incluir integração com GPS.
- Aplicativo para visualização das informações geradas em um computador.
- Aplicativo para planejamento e controle de missões.
- Obtenção do modelo matemático da aeronave.
- Técnicas de controle para realizar a estabilização e manutenção da atitude da aeronave, assim como para seguir percursos.
Destes objetivos, já se alcançou o nível de um AHRS, onde a plataforma indentifica sua orientação (atitude). Junto com isto, já existe um aplicativo para observação das informações geradas, assim como um modelo 3D da aeronave e um horizonte artificial para auxílio à pilotagem.
Notícias:
13/08/2010: Finalização da primeira fase do Projeto ChaVANT com a apresentação do Projeto Final de Conclusão. O trabalho recebeu nota 10 pela banca.
19/10/2010: Projeto ChaVANT é escolhido como o melhor PFC do ano da Seção de Engenharia Elétrica (SE/3), sendo indicado para apresentação no XI Encontro de Iniciação Científica do IME, parte da Semana de Ciência e Tecnologia.